Táticas

     Para conseguir bons resultados você não pode subestimar a preparação tática do time. Na página de táticas você pode encontrar várias opções de tática que você pode usar o que tem influência direta no resultado do jogo.

Importância da partida

     A importância do jogo é uma opção tática crítica. Você deve usá-la com cuidado, pois apesar de a importância máxima fazer com que seus jogadores joguem com intensidade máxima, faz com que sua energia sazonal caia mais rápido. Com importância baixa economiza-se energia, mas seus jogadores não jogarão com seu potencial máximo. A importância do jogo também tem influência no entrosamento e no ganho de experiência. Quanto mais alta a importância, mais rapidamente os jogadores ganharão experiência e entrosamento.

     Você pode mudar a importância entre os períodos de acordo com o placar da partida. Você precisa apenas definir as condições que devem ser cumpridas para que a mudança da importância seja feita. A escolha da importância não tem influência na prorrogação. A prorrogação é jogada como se os dois times tivessem selecionados a mesma importância. Uma vez que os jogadores não perdem energia na prorrogação, não há razão para poupar.

Estilo de jogo

     O estilo certo de jogo também pode ajudar a você a obter um resultado melhor. Há duas coisas que deves lembrar. A primeira é que para cada estilo de jogo há uma contra tática efetiva. E segundo que todos os times têm diferentes forças e fraquezas e portanto os estilos de jogo podem atender a times diferentes. Outra coisa importa é, se você é o favorito ou zebra da partida.

     Além disso, é essencial que seus jogadores sejam capazes de cumprir os seus deveres táticos. Quanto mais você joga com o mesmo estilo de jogo, mais entrosamento você vai obter e melhor seus jogadores executarão a determinada tática. Por outro lado, se você não usar um estilo de jogo padrão, a habilidade de seus jogadores em executar os diversos estilos de jogo diminui. O entrosamento dos jogadores em determinadas táticas de jogo aumenta mais rapidamente em jogos oficiais do que em partidas amistosas. As informações referentes ao entrosamento atual de sua equipe em cada estilo de jogo podem ser encontradas no número que aparece entre parênteses na página de táticas.

     Você pode mudar o estilo de jogo entre os períodos com base no placar da partida. Você só precisa definir as condições que devem ser cumpridas para que a mudança seja efetuada.

Normal: Este é o estilo de jogo básico em que os jogadores executam seus papéis primários. Esta tática é melhor para times equilibrados tanto no ataque como na defesa.

Defensivo: Com o estilo defensivo, seus jogadores buscam primeiro defender. Este tipo de tática é útil quando você joga contra uma equipe mais forte que a sua ou se seus defensores são melhores que seus atacantes. Este estilo de jogo resulta em poucos chutes nos dois times e consequentemente há também poucos gols.

Ofensivo: Se a principal força de seu time é o ataque, então com esta opção tática vai ajudar a você a aumentar ainda mais sua força no ataque. É particularmente benéfico quando é você é o favorito da partida. Com este estilo, os dois times mais criar chances no ataque e assim marcar mais gols.

Contra-ataques: Se você selecionar este estilo, seus jogadores buscam jogar sólido defensivamente e buscando contra-ataques e também atacar com mais jogadores que o adversário. É parecido com o estilo defensivo, é recomendado aos times com forte defesa, mas em menor grau.

Tirar o puck da defesa: Com esta tática, seus jogadores tentam principal parar as tentativas de ataque de seu adversário. É uma tática que serve mais quando você é a zebra da partida. Menos chances são criadas para os dois lados e aumenta a probabilidade do favorito perder.

Pressão no ataque: Quando você usa esta tática, seus atacantes tentam colocar pressão nos jogadores do adversário fazendo uma forte marcação no ataque. Esta opção tática funciona melhor em times com atacantes de qualidade. É recomendado principalmente nas partidas contra adversários mais fracos.

Equipes especiais
     Em jogos acirrados, acontece frequentemente que os resultados sejam decididos nos power plays e nos penalty killings. A escolha certa das táticas nestas situações pode aumentar as chances a seu favor. Para cada opção de power play, a um efeito contrário. E por outro lado, para cada tática de penalty killing há uma tática de power play que pode explorar o lado fraco da defesa adversária.

     Da mesma forma que o estilo de jogo, é essencial que seus jogadores cumpram seus papeis quando estão em power play ou penalty kills. Quanto mais você jogar com as mesmas táticas, mais entrosamento você construirá e melhor será o desempenho coletivo de seus jogadores nestas situações. Por outro lado, ao não usar um estilo padrão, o entrosamento para executar estas tarefas diminui. As informações sobre o estado atual de entrosamento da sua equipe nestas táticas pode ser encontrado como um número entre parênteses na página de Táticas.

     Você pode mudar as táticas de power play e penalty kill entre os períodos com base no placar da partida. Você só precisa definir as condições que devem ser cumpridas para que as mudança nas táticas sejam efetuadas.

Chutar a partir da linha azul: Esta formação do power play tem dois jogadores na linha azul e o objetivo deles é chutar frequentemente contra os jogadores que estão à frente do gol para que algum companheiro possa desviar para o gol ou tentar ficar com o rebote e assim poder marcar.

1 Jogador na linha azul: Esta jogada de power play tem apenas um jogador na linha azul que trabalha como o armador das jogadas. Seu papel é de distribuir para para seus companheiros nas bordas para que possam chutar para o gol ou então passar para alguém que esteja livre para finalizar.

Pressão: A intenção deste power play é focar a atenção nos jogadores do penalty killing em um lado. Assim abre espaço para um jogador do time penetrar pelo lado mais fraco da defesa adversária e buscar a finalização quando receber o passe.

Losango: Quando você usa a tática losango, seus jogadores literalmente formam um losango na defesa. Um jogador protege a área em frente do gol e um jogador fica próximo da linha azul.

Formação passiva: A formação passiva é quando seus jogadores do penalty killing ficam relativamente próximos um do outro para proteger a área em frente do gol e também no meio. Isto dá mais espaço para os jogadores do power play que jogam pelas bordas.

Formação ativa: Esta opção diz respeito que seus jogadores do penalty killing buscam fazer uma rápida marcação nos jogadores do adversário que esteja com o puck e assim pressiona ele e não deixa que arme as jogadas. A vantagem é que isto abre espaço no meio de frente para o gol para seu adversário.

Tempo de jogo

     Outra opção tática é a habilidade de definir o tempo de jogo de cada linha. Se você quiser que seus principais jogadores atuem mais, defina uma maior percentagem de tempo de jogo para a linha 1. Você também pode decidir jogar com apenas três linhas e assim usar os seus melhores jogadores ainda mais. A desvantagem é que estes jogadores ficam mais cansados que o normal. Não apenas isto vai influenciar negativamente a melhoria no treino do determinado dia, mas também que eles terão menos energia ao final da temporada. Por outro lado, quanto mais eles jogam, mais experiência eles ganham e o entrosamento deles aumenta mais rápido.

     Você pode alterar o número de linhas entre os períodos com base no placar da partida. Você só precisa definir as condições que devem ser cumpridas para que seja alterado o número de linhas.

     A função que permite você reagir a retirada da quarta linha do adversário pode usado para contra a decisão do seu oponente em reduzir o jogo para as três principais linha para ganhar alguma vantagem pela retirada da quarta linha.

Goleiros

     O goleiro vai começar todos os jogos com confiança neutra. Seu nível pode aumentar ou diminuir baseado em seu desempenho. Se ele for bem no 1° período, sua confiança vai subir e a chance de marcar gol nele. Por outro lado, se ele for mal, sua confiança cai e ele pode sofrer gols que normalmente ele impediria. Neste caso, pode ser uma boa ideia trocar ele pelo reserva. Você pode mudar os goleiros entre os períodos baseado no placar, nos gols sofridos e na percentagem de defesa.

     Se você tem a opção de remover o goleiro ativada, seu time fará isso se houver 2 minutos restantes e se seu time estiver um gol atrás no placar. Você então terá um atacante extra no jogo e terá uma chance maior de empatar a partida.