Horário:

  
  .
Comunicação
Public account
  Zona PRO
1129 créditos
Comprar créditos
Você está na conta pública. Se você quiser jogar o jogo ou se juntar as conversas, você deve fazer o log in para entrar em sua conta. Se você é um novo usuário, você deve se registrar primeiro.

  Notícias do hóquei

O que o futuro reserva para o PowerPlay Manager?

Olá amigos,

Os acontecimentos das duas últimas semanas nos forçaram a tomar decisões de grande importância, que determinarão o futuro do PPM. O que aconteceu exatamente? O início da nova temporada trouxe alguns problemas, como a sobrecarga do servidor, a qual temos combatido desde então. Gastamos horas e horas otimizando o desempenho do site e conseguimos encontrar algumas soluções temporárias. O PPM tem tantos fãs que têm sido frequente quebrarmos recordes no tocante ao número de dirigentes online. O pico de tráfego simultâneo está neste momento em 4.450 usuários, que é um número realmente bem alto. Para se ter uma idéia, com base em projetos anteriores dos quais participamos, esperávamos um número de dirigentes online mais próximo da casa dos 2.000. Nunca sonhamos com a casa dos 5.000. Bom, mesmo assim, não haveria grandes problemas não fosse pelo fato de que o tráfego se concentra justamente na hora de cálculo das estatísticas, no entorno das 18:30 horário CET (15:30 de verão em Brasília). A sobrecarga observada nos servidores nos forçou a tomar a antipática medida de limitar o acesso aos usuários sem o pacote PRO nessas ocasiões de pico. Muitos de vocês criticaram essa medida sem considerar que, caso ela não fosse tomada, o jogo ficaria paralisado.

Em que pese essas situações serem raras, passamos a refletir sobre o futuro do PPM. O futebol já está em desenvolvimento e nos parece certo que ele será ainda mais popular que o hóquei. Pensem em quão popular é este esporte pelo mundo! Então nos pareceu bem razoável esperar pelo menos o dobro de interesse no futebol que já temos no hóquei, o que significa duas vezes mais dirigentes online. E isso aconteceria muito em breve. Não nos parece que os nossos servidores, da forma como estão configurados atualmente, possam suportar tal volume de solicitações. Pode parecer simples comprar novos servidores mas o problema vai muito além disso. Em primeiro lugar, existe um custo associado a isso, já temos três servidores (um para a web, outro para os dados e um terceiro para as figuras do site) e comprar um servidor não sai nada barato. Em função da crise internacional, o mercado de propaganda online está retraído, então quase todas as nossas receitas vêm da compra dos pacotes PRO pelos nossos usuários. Em segundo lugar, e talvez ainda mais importante, é que não é nada fácil reconfigurar o game para rodar em mais de um servidor. A nossa base de dados do hóquei é conectada à interface universal dos usuários. Essa interface, onde ficam os fóruns e toda a parte interativa do site tem se tornado mais e mais popular e a carga demandada por essas funcionalidades é quase tão pesada quanto a do próprio hóquei!  Para se ter uma idéia, temos mais de 5.000 novos posts nos fóruns diariamente, sem falar no correio interno, na parte de eventos e interação. Enfim, estamos nos tornando um portal de comunidades! Esses portais têm, em geral, vários servidores. E no PPM ele funciona junto com o hóquei. Já pudemos perceber que não teremos como conduzir o funcionamento do site com qualidade sem dividir a base de dados do hóquei da interface universal e cada um deve ter seu próprio servidor. Por extensão de raciocínio, também o futebol deverá ter seu próprio servidor. Essa divisão é algo bem comlicado de se operacionalizar e estimamos em 5 semanas o tempo para se colocar tudo de pé. Além disso, vale assinalar que faremos o movimento sem deixar o jogo parar de rodar então precisaremos fazer os testes de configuração usando espaços em destacado, o que significará custos extras para essa operação.  

Nos preocupamos muito com esse assunto porque ele é chave para o futuro do PPM. Estávamos divididos entre duas estratégias: continuar desligando cada vez mais algumas das funcionalidades do site e limitar o acesso do futebol aos dirigentes com pacote PRO ou investir ainda mais dinheiro e ir com tudo insistindo no sucesso do PPM. Isso significa refazer todo o sistema, comprar novos servidores, e compartimentar o game de forma a permitir que todos continuassem participando. Bem, nós decidimos pela segunda opção. Sei que ainda assim haverá críticas, especialmente daqueles que não apreciam o risco que, de fato, estaremos correndo. Mas quando começamos com esse projeto, o objetivo sempre foi fazer um jogo que as pessoas gostassem de jogar e aí, sim, quem sabe um dia ter algum retorno com isso. Esperamos que cada um de vocês que nos lê possa aproveitar a experiência e que essa decisão convença aos que ainda hesitam em comprar o pacote PRO em fazer parte do grupo de usuários que sustentam o game. Nós precisamos muito de vocês agora!

Bem, mas então o que acontecerá agora? Vou tentar descrever em detalhes pois isso afetará a cada um de nós. Vamos terminar pequenos detalhes que ainda faltam no hóquei nos próximos 10 dias. Isso envolve os camarotes e as seleções nacionais. Na sequência compraremos servidores de teste e copiaremos o game neles. Então começaremos a trabalhar na base de dados. Isso deverá levar 5 semanas de programação. Ao longo deste período não será possível desenvolver nada no hóquei ou no futebol, então somente os grandes bugs serão corrigidos. Quando essa etapa estiver finalizada, o hóquei ganhará um novo servidor e a conta universal terá também o seu próprio servidor. Nos dois últimos dias desse processo, a nova base de dados será copiada para os servidores e o game precisará ser desativado diversas vezes por algumas horas. Quando tudo isso tiver sido feito, o jogo deverá rodar muito bem e não precisaremos mais levantar restrições. Então compraremos um novo servidor para o futebol e continuaremos o desenvolvimento desse esporte. Uma coisa é certa. O lançamento da versão beta do futebol terá que ser postergada devido a todos os procedimentos acima. Mas resta bem claro que, sem essas medidas, seria impossível rodar o futebol com a qualidade que todos esperamos do PPM. Manteremos vocês atualizados sobre o lançamento da versão beta do futebol, mas já podemos adiantar que os dirigentes terão acesso ao futebol de forma gradual, em grandes grupos.

Finalmente, eu gostaria de agradecer a todos por manter os dedos cruzados torcedo por nós e nos dando o suporte necessário para seguirmos em frente. Precisamos muito de todos vocês. :-) Se tudo correr de acordo com o planejado, teremos um game funcionando de forma muito eficiente no futuro.

Tudo de bom,

Ivan, também conhecido como tuttle.



Notícias antigas
09/2019

05/2019

02/2019

01/2019

12/2018

10/2018

06/2018

03/2018

01/2018

11/2017

08/2017

07/2017

04/2017

12/2016

10/2016

Mostrar mais